sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Haiga numa escola no interior do Paraná


A professora Aparecida Fátima da Cruz, que atua no Colégio Estadual Diamante D'Oeste (PR), dentro do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, publicou nos CADERNOS PDE, Volume I, 2009 - O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, o artigo "Tradição e Inovação no Paraná - Uma abordagem teórica-prática sobre poesia e natureza".

 

No artigo que foi orientado pelo professor Antonio Donizeti da Cruz, a professora apresenta "os resultados de uma pesquisa que teve como propósito sensibilizar os alunos na leitura e fruição de poemas, tendo em vista o despertar para a poesia, especialmente – o haicai (poema de origem japonesa, constituído de três versos, tradicionalmente composto por cinco, sete e cinco sílabas, derivado do renga – série de poemas encadeados – ou variação do tanka, poema nipônico de trinta e uma sílabas), pois essa forma poética tende a despertar nos leitores a percepção, concentração, reflexão mediante a expressão escrita. 


O estudo consiste em informações culturais sobre o Japão, reflexões sobre a arte oriental, bem como sobre poetas japoneses como Bashô, que viveu no século XVII e que influenciou poetas no Japão e no Ocidente. Os haicais e haigas ajudam no processo de aprendizagem porque apresentam uma construção textual simples, provocando uma reflexão em seus apreciadores: como intuição, meditação, autoconhecimento, comunicação e o gosto estético. Enfatiza-se a relevância da poesia (haicais e haigas), tendo em vista despertar no aluno o interesse pela abordagem teórica (pesquisa) e também em relação à prática (produção de haigas, utilizando-se a técnica da fotografia)."



A professora, no seu artigo, publicou, em oito páginas, alguns dos meus trabalhos e, com os quais promoveu um despertar nos seus alunos sobre a relevância da poesia, em especial nos haikais e nos haigas (poesia com fotografia), trabalhos que desenvolvo no Paraná desde 2005.



No Volume II dos CADERNOS PDE (2009) - O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, o artigo "Tradição e Inovação no Paraná - Uma abordagem teórica-prática sobre poesia e natureza", Produção Didático-Pedagógica, a professora Aparecida Fátima da Cruz, trabalhou com o objeto público de intervenção com alunos do 1o. e 2o. anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Diamante D'Oeste (PR).

O tema da intervenção foi "O haicai na literatura paraense" e o título foi "Tradição e inovação do haicai no Paraná: uma abordagem teórico-prática sobre poesia e natureza".

Foi focalizado na parte teórica e prática da atividade,  haigas, fotografias e os haicais que Rogério Viana produz.

Haigas na Escola (clique para abrir)


2 comentários:

  1. É muito bom ver o haicai sendo difundido. Ainda mais tendo o trabalho de um haicaísta tão inspirado como enfoque. Certamente esse tipo de trabalho renderá bons frutos!

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais difundirmos o estudo e a pesquisa de haikais e haigas, mais pessoas poderão aprender, não só a arte poética, em uma forma tão sintética, mas, também a se comunicarem de um modo mais objetivo e direto.

    ResponderExcluir