terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O HAIGA - Introdução


Retrato de Matsuo por Yokoi Kinkoku, C. 1820. A caligrafia diz um dos poemas mais famoso haiku de Basho: Furu ike ya / tobikomu kawazu / mizu no oto (Uma velha lagoa / salta uma rã em / o som da água).




Haiga (俳画, haiga, Haikai desenho) é um estilo de pintura japonesa com base na estética do haikai, da qual haiku poesia deriva, que muitas vezes acompanhada poemas, como em uma peça única. O haiga baseou-se em simples, mas profundas observações do mundo cotidiano. Stephen Addiss assinala que "uma vez que ambos são criados com o mesmo pincel e tinta, acrescentando uma imagem para um poema haiku ... foi uma atividade natural".
Assim como muitas vezes internamente haiku justapõe duas imagens, haiga também pode conter uma justaposição entre o haikai em si e da obra de arte. A obra de arte não necessariamente representam diretamente as imagens apresentadas no haiku.
Estilisticamente, haiga variam com base nas preferências e da formação individual do pintor, mas geralmente demonstram influências da educação formal Escola Kanō pintura, minimalista Pintura Zen E Otsu-e, Enquanto compartilha muito das atitudes estéticas do Nanga tradicional. Alguns foram reproduzidas como xilogravuras. Os temas pintados da mesma forma variam muito, mas geralmente são elementos que constituem a caligrafia, ou imagens poéticas que acrescentam sentido ou profundidade a que expressa pelo poema. A lua é um assunto comum nestes poemas e pinturas, por vezes, representado pelo círculo Zen enso, que evoca uma série de outros significados. Outros temas, que vão desde o Monte Fuji para telhados, são frequentemente representada com um mínimo de pinceladas, evocando, assim, elegância e beleza na simplicidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário