segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DO HAICAI AO HAIGA - Breve perfil de Jiddu Saldanha




na curva do rio

o mergulho de um peixe -

só vejo a marola



(Jiddu Saldanha)

.


Nascido na cidade de Curitiba – PR, em 03 de janeiro de 1965 sob o signo de capricórnio.

Em 1996, Jiddu Conheceu a escritora, tradutora e poeta Mitusuko Kawai. Foi com ela que deu os primeiros passos em direção à poesia japonesa. A princípio, apenas por curiosidade e depois, leitor atento, foi estudando e aprendendo tudo o que podia sobre haicai.

Cinéfilo, Jiddu leu sobre a história do cinema japonês, não sem ver alguns filmes emblemáticos daquele país. A grande oportunidade, porém, veio em pequenos gestos que foram levando-o em direção à literatura nipônica, recebe em 1995 pelo correio, dois livros de Tankas (poema japonês com 31 sílabas) da escritora Mitsuko Kawai, o gesto iria se repetir em 2001 quando a neta de Mitsuko, Loraine Kawai enviou-lhe uma coleção de lendas japonesas da autora.

Em 1997, Jiddu resolveu memorizar e contar lendas japonesas nas escolas públicas do Rio de Janeiro, contratado pela ONG leia Brasil. Em 2008, jiddu recebeu o convite para contar as lendas japonesas Simpósio Internacional de Contadores de histórias, no SESC-RIO recebendo convites para levar o show para outros estados brasileiros, inclusive Ribeirão Preto, onde Jiddu teve o prazer de contar para uma platéia com mais de 30 por cento de presença nissei e japonesa. Ainda em 2008, Jiddu é convidado pelo ator Sérgio Britto a participar do Programa “Arte com Sérgio Britto”, na Rede Brasil, em comemoração aos 100 anos de imigração japonesa, aproveitando para ler, no ar, os tankas de Mitsuko Kawai.

Apaixonado, então pelo haicai, Jiddu Nunca parou, mas sua paixão ganhou impulso quando entrou em contato através da web com mestres como Paulo Franchetti, José Marins e Benedita Azevedo.

Jiddu Saldanha já publicou seus haicais no livro de 2005, feito em parceria com o poeta do Amapá, Herbert Emanuel, “Do Crepúsculo ao Outro Dia”, participou também e nas antologias do Congresso Brasileiro de Poesia, da cidade de Bento Gonçalves – RS “Poesia do Brasil – Vol. 08 e Poesia do Brasil – Vol. 09.

Em 2008-2009 foi a vez da imagem, tendo Jiddu estudado cinema, criou o projeto Cinema Possível, realizando com a atriz nissei Miwa Yanagizawa, três filmes pelo projeto. “Do Crepúsculo ao Outro Dia”; “Vespa” e “Miwa e Bashô”, em seguida começa também seu contato com a fotografia que iria resultar, no final de 2009 e início de 2010, sua adesão ao HAIGA.

O Haiga é uma novidade na vida de Jiddu Saldanha, influenciado por Rogério Vianna e Nelson Savioli, Jiddu, que já é artista plástico há mais de 10 anos, atualmente, se dedica também a descobrir e aprimorar sua linguagem pictórico-haicaística. Cheio de planos pela frente...


(*) TEXTO DE JIDDU SALDANHA, PUBLICADO COM EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário