sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sendas de Oku

Descendente de samurais, o samurai Matsuó Bashô um dia optou por deixar sua espada de lado e passou a escrever haikais. 

Matsuo Bashō (松尾 芭蕉?  ; Tóquio1644 – Osaka12 de Outubro de 1694), ou simplesmente Bashō, foi o poeta mais famoso do período Edo no Japão. 
Durante sua vida, Bashô foi reconhecido por seus trabalhos colaborando com a forma haikai no renga. Atualmente, após séculos de comentários, é reconhecido como um mestre da sucinta e clara forma haikai
Sua poesia é reconhecida internacionalmente e dentro do Japão muitos dos seus poemas são reproduzidos em monumentos e locais tradicionais. Foi ele quem codificou e estabeleceu os cânones do tradicional haikai japonês.
Bashō foi introduzido à poesia em tenra idade e, depois de integrar-se na cena intelectual de Edo, rapidamente se tornou conhecido em todo o Japão. Ganhava a vida como professor, mas renunciou à vida urbana e social dos círculos literários e ficou inclinado a vagar por todo o país, rumo ao oeste, leste e distante ao deserto do norte para ganhar inspiração para seus escritos e haiku. Seus poemas são influenciados por sua experiência direta do mundo ao seu redor, muitas vezes englobando o sentimento de uma cena em alguns poucos elementos simples.

Seu trabalho mais importante se chama SENDAS DE OKU.


O samurai luta
por palavras, palavras
- Sendas de Oku

(Rogério Viana - imagem e haikai)

Um comentário: